Extraido do http://novasdaguinebissau.blogspot.com.br/
sábado, 29 de dezembro de 2012
Guiné-Bissau de luto nacional por causa do naufrágio
Extraido do http://novasdaguinebissau.blogspot.com.br/
Dois médicos Portugueses sobrevivem a naufrágio(Guine Bissau-Africa Ocidental)
sábado, 14 de abril de 2012
Guiné-Bissau: MNE afirma.....
Guiné-Bissau: MNE afirma que Chefe das Forças Armadas “está na origem do golpe de Estado”
O chefe da diplomacia guineense, Mamadu Djaló Pires, responsabilizou hoje, em Lisboa, o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, António Indjai, pelo golpe de Estado naquele
Fonte Retirada:http://novasdaguinebissau.blogspot.com.br/2012/04/guine-bissau-mne-afirma-que-chefe-das.html
O Presidente disse Guiné-Bissau é complexa e perigosa
Guiné-Bissau: Ramos-Horta disponível para eventual processo de mediação
O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, disse hoje que a situação na Guiné-Bissau é complexa e perigosa e disponibilizou-se para um eventual processo de mediação, no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Fonte retirada:http://novasdaguinebissau.blogspot.com.br/2012/04/guine-bissau-ramos-horta-disponivel.html
Guiné-Bissau: Manhã quase normal depois de noite tranquila
Guiné-Bissau: Manhã quase normal depois de noite tranquila, comércio aberto
A capital da Guiné-Bissau vive hoje uma manhã quase normal, dois dias depois do levantamento militar que prendeu o Presidente da República interino e o primeiro-ministro.
Fonte Retirada:http://novasdaguinebissau.blogspot.com.br/2012/04/guine-bissau-manha-quase-normal-depois.html
Guiné-Bissau: Barack Obama condena golpe militar
Guiné-Bissau: Barack Obama condena golpe militar
A Presidência dos Estados Unidos condenou o golpe militar na Guiné-Bissau e apelou à restauração do Governo legítimo do país, noticia hoje a agência noticiosa AP.
Fonte Retirada: http://novasdaguinebissau.blogspot.com.br/2012/04/guine-bissau-barack-obama-condena-golpe.html
Recolher obrigatório na Guiné-Bissau
Recolher obrigatório na Guiné-Bissau
Na Guiné-Bissau, está decretado o recolher obrigatório. Os militares revoltosos querem que se forme um novo Governo de transição e que sejam realizadas novas eleições presidenciais. A pretensão dos militares foi transmitida à classe política guineense numa reunião de cerca de uma hora.
A nível internacional, o Conselho de Segurança da ONU exigiu que os militares golpistas libertem imediatamente Carlos Gomes Júnior e Raimundo Pereira.
Também o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, já condenou "nos mais fortes termos possíveis", o golpe militar.
Este sábado em Lisboa, reúnem-se os ministros da CPLP, num encontro extraordinário provocado por esta situação na Guiné-Bissau.
Fonte Retirada:http://novasdaguinebissau.blogspot.com.br/2012/04/recolher-obrigatorio-na-guine-bissau.html
Forças Armadas da Guiné-Bissau
Chefe das Forças Armadas da Guiné-Bissau, António Indjai, está detido
O chefe das Forças Armadas da Guiné-Bissau, António Indjai, está detido, informou em comunicado o autointitulado Comando Militar que realizou na quinta-feira um golpe de Estado no país.
Fonte Retirada:http://novasdaguinebissau.blogspot.com.br/2012/04/chefe-das-forcas-armadas-da-guine.html
sexta-feira, 13 de abril de 2012
Golpe de estado em Guine Bissau
Golpe de Estado: CEDEAO considera acto desafio a princípio da “Tolerância Zero da Organização
Bissau, 13 de Abr. 12 (ANG) – A Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO), qualificou o golpe de Estado do dia 12 na Guiné-Bissau como acto de “desafio face ao princípio de tolerância zero” aos Golpes de Estado na sub-região decretada pela organização.
Numa “reacção enérgica”, a Comissão da CEDEAO manifestou a sua grande preocupação face ao anúncio do golpe de Estado em curso na Guiné-Bissau, perpetrado pelas Forças Armadas.
A organização sub-regional manifestou a sua consternação sobretudo devido ao momento escolhido para este acto, ou seja, ele ocorre a somente há alguns dias depois que uma missão conjunta da CEDEAO, da União Africana e das Nações Unidas tenha tido um encontro com a hierarquia militar para, justamente, prevenir contra qualquer tentativa de pôr em causa o processo eleitoral em curso
Fonte retirada:http://novasdaguinebissau.blogspot.com.br/2012/04/golpe-de-estado-cedeao-considera-acto.html
Golpe de estado em Guine Bissau
Militares querem novo Governo e novas eleições – refere dirigente partidário
O líder da União para a Mudança (UM), força política guineense sem representação parlamentar, Agnelo Regalla, disse à Lusa que os militares querem que se forme um novo Governo de transição e que sejam realizadas novas eleições presidenciais.
fonte Retirada:http://novasdaguinebissau.blogspot.com.br/2012/04/militares-querem-novo-governo-e-novas.html
Golpe de estado em Guine Bissau
CPLP: Angola ameaça chefes militares da Guiné com TPI Responsáveis por golpe dizem que pretendem uma saída política da crise
A Presidência angolana da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) advertiu esta sexta-feira as autoridades militares guineenses, «em particular» o chefe das Forças Armadas, António Indjai, que a continuação das ações em curso poderá ter consequências no Tribunal Penal Internacional.
A presidência angolana da CPLP «adverte as entidades militares guineenses, em particular o Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, que a continuação da insubordinação militar bem como qualquer atentado à integridade física das entidades políticas sob custódia, implicará a responsabilização dos envolvidos junto do Tribunal Penal Internacional», diz em comunicado enviado à agência Lusa.
Os militares guineenses que protagonizaram na sexta-feira um levantamento militar querem «uma saída política para a crise» para o «poder não cair na rua», garantiu esta sexta-feira Dabana Na Walna, porta-voz do Estado Maior das Forças Armadas.
O responsável falava após uma reunião com partidos políticos guineenses, explicando depois aos jornalistas que o «rosto do levantamento é o Estado Maior» e que o mesmo levantamento foi dirigido por um grupo intitulado de «Comando Militar».
«O Estado Maior General das Forças Armadas entendeu que o poder não pode cair na rua e resolveu ele próprio assumir a busca da solução política para ultrapassar a crise. É nesta qualidade, de porta-voz do Estado Maior General das Forças Armadas, que falo aqui», disse Da Walna após o encontro com os representantes dos partidos políticos.
Fonte retirada:http://novasdaguinebissau.blogspot.com.br/2012/04/cplp-angola-ameaca-chefes-militares-da.html
Guiné-Bissau: Porta-voz militar garante que PM e PR interino "estão bem"
O porta-voz das Forças Armadas da Guiné-Bissau garantiu aos jornalistas na capital guineense que o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, e o Presidente da República interino, Raimundo Pereira, se encontram bem.
Fonte retirada:http://novasdaguinebissau.blogspot.com.br/2012/04/guine-bissau-porta-voz-militar-garante.html
Golpe de estado em Guine Bissau
Resposta ao ataque feito pelo Fernando Teixeira Gomes, correspondente da RTP em Bissau aos blogs com origem na Europa
«Segundo este Senhor esses blogs só contribuem para agravar a situação na Guiné Bissau com Informações não adequadas»
Ora vamos lá informar este senhor repórter dito Jornalista:
Não devia sem ter a certeza, informado e praticamente confirmado, (com informações de pessoas e familiares) que o Sr. Primeiro-ministro da Guiné Bissau Carlos Gomes Júnior, teria sido morto pelos militares revoltosos.
O que para o Sr. Teixeira Gomes não destabiliza é inventar ou divulgar informações não confirmadas como as que fez.
Informo para que este senhor saiba, de que foi divulgado no Blog Novas da Guiné Bissau em primeira mão no dia 12http://novasdaguinebissau.blogspot.pt/2012/04/carlos-gomes-junior-esta-vivo-e.html de que o Sr. Primeiro Ministro estava vivo e em lugar seguro, apesar de estar a mais de três mil quilómetros de distancia dos acontecimentos.
Noticia que foi aproveitada pela TVI 24 no Noticiário 25ª Hora.
Senhor Teixeira Gomes o Blog Novas da Guiné (Sem fins lucrativos)teve inicio em meados de 2008 e aos poucos foi adquirindo credibilidade de cerca de 310.000 visitas de todo o mundo não foi inventando factos que atingiu a relevância que tem hoje.
Editor
Blog NDG
Fonte retirada: http://novasdaguinebissau.blogspot.com.br/2012/04/resposta-ao-ataque-feito-pelo-fernando.html
Golpe de estado em Guine Bissau
China "chocada" e "preocupada"
Lusa13 Abr, 2012, 18:10
A China manifestou-se hoje "chocada" e "preocupada" com o golpe militar realizado na quinta-feira na Guiné-Bissau.
A China está "chocada" e "preocupada com o impacto" que o golpe terá na estabilidade política e na segurança da Guiné-Bissau, disse o porta-voz do Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Liu Weimin.
"Faremos uma avaliação posterior de acordo com o desenvolvimento da situação", acrescentou o porta-voz.
fonte retirada:http://novasdaguinebissau.blogspot.com.br/2012/04/china-e.html
Golpe de estado em Guine Bissau
Itália pondera retirar cidadãos
embaixada de Itália no Senegal está preparada para retirar todos os cidadãos do país.
A representação da União Europeia em Bissau diz que a situação "é calma" na zona das embaixadas na tarde de hoje na capital guineense mas admitiu que a Itália se prepara para retirar os seus cidadãos.
Em declarações à Agência Lusa, o adido para os Assuntos Políticos da delegação da União Europeia, Piero Valabrega, disse que a delegação está em permanente contacto com Bruxelas e que a situação é calma na zona das embaixadas em Bissau, onde há pouca circulação.
A embaixada de Itália no Senegal acionou um sistema de informação de crise e admite a possibilidade de retirar todos os cidadãos italianos no país, disse o responsável.
Questionado pela Agência Lusa sobre a presença de dirigentes políticos guineenses na sede da União Europeia, Valabrega disse não ter informações sobre o assunto.
Fonte retirada: http://novasdaguinebissau.blogspot.com.br/2012/04/italia-pondera-retirar-cidadaos.html
Golpe de estado em Guine Bissau
Conselho de Segurança da ONU condena "ação militar" na Guiné-Bissau
O Conselho de Segurança da ONU condenou a "ação militar" de quinta-feira na Guiné-Bissau e apelou ao restauro da "ordem constitucional" no país.
fonte retirada : http://novasdaguinebissau.blogspot.com.br/2012/04/conselho-de-seguranca-da-onu-condena.html
quinta-feira, 12 de abril de 2012
Golpe de estado em Guine Bissau
Ultima hora! |
Guiné-Bissau: Múltiplos disparos foram ouvidos na capital Bissau – A capital guineense mergulhou novamente no caos depois de múltiplos disparos terem sido ouvidos provocando cenas de pânico nas principais artérias da cidade. Poucos conseguem explicar o que está em curso neste momento em Bissau. Vários disparos de AK47 foram ouvidos. As rádios nacional e privadas suspenderam a emissões depois de militares aconselhar os seus funcionários a retirarem por «motivos de segurança». (c) PNN Portuguese News Network Fonte retirada: http://www.bissaudigital.com/noticias.php?noticia=10001659 |
Residência do Primeiro-ministro atacada à granada na Guiné Bissau
Publicado há 5 minutos
Alguns militares atacaram já esta noite à granada a residência do primeiro-ministro da Guiné Bissau. a Rádio Nacional da Guiné foi ocupada e os militares controlam várias posições estratégicas nas ruas da capital. Já esta noite foram ouvidos vários disparos de rockets em Bissau. Um grupo de militares fez um raide às instalações da rádio e retirou do edifício todas as pessoas que lá estavam. A sede do PAIGC, o partido do poder, foi ocupada e a Avenida em frente à residência oficial do Primeiro- ministro Carlos Gomes Júnior está também controlada pelos milita
fonte retirada: http://novasdaguinebissau.blogspot.com.br/
Golpe de estado em Guine Bissau
Embaixada de Portugal e outras representações diplomáticas na Guiné-Bissau cercadas por militares
Lusa12 Abr, 2012, 22:29
A Embaixada de Portugal e outras representações diplomáticas na capital da Guiné-Bissau estão cercadas por militares, disse à lusa o embaixador português em Bissau.
Antonio Ricoca Freire informou que "há militares na rua da Embaixada mas ninguém foi incomodado e que presume ser por motivo de impedir movimentações".
Vários tiros foram ouvidos ao princípio da noite de hoje em Bissau, sendo visível aparato militar, constatou a agência Lusa.
O embaixador português disse ter ouvido o tiroteio hoje na capital guineense mas não tem mais informações.
No centro da capital da Guiné-Bissau não se ouvem tiros desde poucos depois das 21:00 locais (22:00 em Lisboa) mas há muitas ruas bloqueadas pelos militares.
As principais rádios da Guiné-Bissau estão sem emissão e na capital.
Ao início da noite militares dirigiram-se à Rádio Nacional e mandaram parar a emissão. Outras duas rádios também estão sem emitir.
Há militares nas principais ruas da capital, nomeadamente na rua onde mora Carlos Gomes Júnior, até agora primeiro-ministro e candidato a Presidente.
A TGB, Televisão da Guiné-Bissau, também está sem emissão.
Estes incidentes registam-se na véspera do início da campanha eleitoral para a segunda volta das eleições presidenciais no país, que o segundo candidato mais votado na primeira, Kumba Ialá, está a boicotar.
fonte retirada: http://novasdaguinebissau.blogspot.com.br/
Golpe de estado em Guine Bissau
Militares continuam a bloquear as ruas na capital guineense mas tiroteio acalma
Lusa12 Abr, 2012, 22:41 / atualizado em 12 Abr, 2012, 22:41
A capital guineense continua com ruas bloqueadas pelos militares, mas regista-se uma acalmia em termos de tiroteio, constatou a Agência Lusa em Bissau.
A rua Combatentes da Liberdade da Pátria, onde fica a casa de Carlos Gomes Júnior, está bloqueada pelos militares e também a rua da Segunda Esquadra tem barreiras militares, mas a principal praça da cidade, onde se situa a sede do PAIGC, o maior partido, está normal.
Na Presidência da República os militares não deixam passar veículos mas as pessoas estão a circular.
A rua Vitorino Costa, que dá acesso ao quartel da Marinha e onde fica a Rádio Nacional, também está bloqueada.
Nas ruas da capital guineense, habitualmente com pouca luz, há pessoas a circular mas em pouca quantidade.
Há largos minutos que não se escutam tiros na cidade, depois do tiroteio intenso registado cerca das 20:00 (21:00 em Lisboa).
As principais rádios da Guiné-Bissau estão sem emissão e na capital.
Ao início da noite militares dirigiram-se à Rádio Nacional e mandaram parar a emissão. Outras duas rádios também estão sem emitir.
Há militares nas principais ruas da capital, nomeadamente na rua onde mora Carlos Gomes Júnior, até agora primeiro-ministro e candidato a Presidente.
A TGB, Televisão da Guiné-Bissau, também está sem emissão.
Várias embaixadas, incluindo a portuguesa, estão cercadas por militares.
Estes incidentes registam-se na véspera do início da campanha eleitoral para a segunda volta das eleições presidenciais no país, que o segundo candidato mais votado na primeira, Kumba Ialá, está a boicotar.
Fonte retirada: http://novasdaguinebissau.blogspot.com.br/
domingo, 12 de fevereiro de 2012
O Drama Da Circuncisão Feminina
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Eleições Presidenciais na Guiné-Bissau sem data marcada
Raimundo Pereira, Presidente interino, reuniu-se hoje com os partidos políticos parlamentares.O encontro tem como objectivo a marcação das Eleições Presidenciais antecipadas na Guiné - Bissau.
A série de encontros entre Raimundo Pereira, Presidente interino, e os partidos com e sem assento parlamentar tem como objectivo a marcação das eleições antecipadas na Guiné - Bissau. Uma data que parece estar envolta em alguma polémica, uma vez que a Constituição guineense fala em sessenta dias para a realização do escrutínio e a lei eleitoral em noventa.
Desejado Lima da Costa, presidente da Comissão Nacional de Eleições-CNE, reconhece a contradição e acrescenta que no caso da CNE não será possível a realização de eleições nesse período, uma vez que ainda terão que fazer o recenseamento, processo que poderá durar cerca de trinta dias.
O presidente da instituição disse, ainda, que serão necessários cerca de três milhões de euros para realizar eleições presidencias antecipadas no país. Uma parte desse valor resultará de um esforço interno, outra de ajudas provenientes do estrangeiro.
Milhares prestaram homenagem "sentida" ao presidente da Guiné-Bissau
A Guiné-Bissau despediu-se, este domingo, do seu presidente, Malam Bacai Sanhá, num 'adeus' sentido em termos religiosos e com cerimónias marcadas pela emoção e uma afluência jamais vista no enterro de um guineense.
Transportados em marcha lenta do Parlamento para a Fortaleza d'Amura, numa distância de cerca de três quilómetros, os restos mortais de Malam Bacai Sanhá só foram depositados na sepultura após uma homenagem das autoridades do país, incluindo o presidente interino, Raimundo Pereira, o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior e a presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Maria do Céu Monteiro, e algumas individualidades estrangeiras.
Feitas as homenagens, pontuadas com a deposição de coroas de flores na campa do falecido Presidente, situada ao lado da de Amílcar Cabral (político africano falecido em 1973), os responsáveis políticos cederam o lugar aos líderes religiosos muçulmanos para procederem aos rituais islâmicos, já que Sanhá professava a religião islâmica.
Depois do enterro, Bacar Ducuré, um ancião que assistia às cerimónias, disse à Lusa que nos seus mais de 60 anos de vida jamais tinha assistido a uma homenagem "tão sentida como aquela que os guineenses deram a Malam Bacai Sanhá".
continuava com pessoas que espreitavam uma oportunidade para ir visitar a campa.
"Queremos entrar aí para irmos ver a campa do nosso presidente", disse à Lusa Segunda Cá, uma jovem estudante que se deslocou do bairro de Pluba, juntamente com os colegas, para prestar a última homenagem ao chefe de Estado.
Tal como se ouviu no sábado, quando o corpo era transportado do aeroporto para a sua residência, os guineenses voltaram este domingo a gritar "Mambas para sempre, glória eterna ao presidente".
"Mambas" era o diminutivo carinhoso pelo qual os guineenses tratavam Malam Bacai Sanhá.
sábado, 14 de janeiro de 2012
Avião com o corpo do presidente guineense já está a caminho de Bissau devendo chegar à capital guineense pelas 14.00 horas.
O avião que transporta o corpo do presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, descolou do aeroporto de Orly, em Paris, este sábado de manhã, devendo chegar à capital guineense pelas 14.00 horas.
Malam Bacai Sanhá
O corpo do presidente guineense, Malam Bacai Sanhá, saiu do hospital de Val de Grâce, em Paris, este sábado de manhã, após uma pequena cerimónia que juntou a Guarda Republicana, familiares, representantes do Governo de Bissau e diplomatas.
O avião que transporta o corpo, a aeronave privada do Presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, descolou de Paris às 10.35 horas (09.35 horas em Portugal continental).
O corpo do chefe de Estado guineense esteve no salão de honra do aeroporto, coberto com uma bandeira da Guiné-Bissau e tinha junto sete coroas de flores.
A acompanhar o corpo esteve uma comitiva de cerca de 100 pessoas, entre as quais o ministro da Cooperação francês, Henri de Raincourt, e o embaixador de Portugal em França, Francisco Seixas da Costa.
Na capital guineense estão previstos dois dias de cerimónias que terminam no domingo, quando o corpo for colocado num jazigo ao som de 21 salvas de canhão.
De acordo com o programa das cerimónias fúnebres, o corpo do Presidente será recebido com honras militares no aeroporto de Bissau, onde estarão entidades civis e militares, o corpo diplomático e representantes de organizações internacionais.
Uma guarda de honra fará soar o toque de clarim a anunciar a saída da urna do avião, que será recebida por seis elementos das Forças Armadas. A urna é depois coberta com a bandeira nacional e entregue oficialmente ao Presidente da República interino, Raimundo Pereira.
Depois de uma breve passagem pela casa onde vivia Malam Bacai Sanhá, a urna com os restos mortais do Presidente é exposta no salão do plenário da Assembleia Nacional Popular, onde ficará em câmara ardente até domingo, dia do funeral.
No domingo, as cerimónias começam às 08.30 horas, com a chegada da viúva e dos familiares de Malam Bacai Sanhá. Até às 11.00 horas, assiste-se à chegada de todos os participantes e nessa altura será lida a biografia do presidente por um antigo combatente da liberdade, e serão feitos dois discursos, um de um familiar e o último do Presidente interino.
Às 14.00 horas será feita uma cerimónia religiosa no pátio da Assembleia Nacional e só então o corpo é levado para Amura, entre alas de militares pelas ruas. Na fortaleza serão dados três tiros quando a urna chegar à porta de armas e disparadas 21 salvas de canhão no momento do enterro.
O presidente da Guiné-Bissau morreu, na segunda-feira, aos 64 anos, num hospital de Paris, onde se encontrava em tratamento médico desde Novembro.
Ultima Hora !!!!! PR Malam Bacai Sanhá faleceu no hospital Val de Grâce, em Paris O Presidente guineense, Malam Bacai Sanhá, morreu hoje no hospital V
O Presidente guineense morreu hoje no hospital Val de Grâce, em Paris, anunciou fonte oficial da Presidência da Guiné-Bissau. Malam Bacai Sanhá encontrava-se em Paris desde o final de novembro, devido a problemas de saúde.
"A Presidência da República vem através deste meio comunicar ao povo guineense e à comunidade internacional, com dor e consternação, que faleceu esta manhã, 9 de janeiro de 2012, no Hospital Val de Grâce, em França, S. Exa. o Presidente da República Malam Bacai Sanhá", diz o texto do comunicado.
O porta-voz da Presidência, Agnelo Regala, disse à Lusa que Malam Bacai Sanhá morreu na manhã de hoje às 11:10 (hora local, 10:10 em Lisboa).
O comunicado divulgado pela Presidência acrescenta que as cerimónias das exéquias fúnebres "serão oportunamente comunicadas pelas autoridades competentes".
O conselho de ministros guineense esteve reunido na manhã de hoje em Bissau "para analisar a situação", informou fonte do Governo, e prepara a divulgação de um comunicado.
Na casa de Malam Bacai Sanhá em Bissau é já visível o movimento de chegada de pessoas, em resultado da divulgação da notícia da morte do Chefe de Estado da Guiné-Bissau.
No final de dezembro do ano passado, o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, dizia aos jornalistas que o Presidente estava a recuperar bem mas que era preciso "dar tempo para o seu total restabelecimento".