quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Milhares prestaram homenagem "sentida" ao presidente da Guiné-Bissau

Ouvir
Malam Bacai Sanhá nas Ultimas eleições
(00:57

A Guiné-Bissau despediu-se, este domingo, do seu presidente, Malam Bacai Sanhá, num 'adeus' sentido em termos religiosos e com cerimónias marcadas pela emoção e uma afluência jamais vista no enterro de um guineense.

Milhares prestaram homenagem "sentida" ao presidente da Guiné-Bissau

(01:01)
As mais de cinco horas de cerimónias protocolares do Estado no Parlamento e na fortaleza d'Amura não demoveram os milhares de guineenses e convidados estrangeiros do último adeus a Malam Bacai Sanhá, falecido na segunda-feira em França, vítima de doença prolongada.
Sob um calor abrasador, mesmo sabendo que os populares não poderiam ter acesso ao interior da Fortaleza d'Amura, onde decorriam as cerimónias fúnebres, ninguém quis arredar pé enquanto não terminasse a cerimónia.

Transportados em marcha lenta do Parlamento para a Fortaleza d'Amura, numa distância de cerca de três quilómetros, os restos mortais de Malam Bacai Sanhá só foram depositados na sepultura após uma homenagem das autoridades do país, incluindo o presidente interino, Raimundo Pereira, o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior e a presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Maria do Céu Monteiro, e algumas individualidades estrangeiras.

Feitas as homenagens, pontuadas com a deposição de coroas de flores na campa do falecido Presidente, situada ao lado da de Amílcar Cabral (político africano falecido em 1973), os responsáveis políticos cederam o lugar aos líderes religiosos muçulmanos para procederem aos rituais islâmicos, já que Sanhá professava a religião islâmica.

Depois do enterro, Bacar Ducuré, um ancião que assistia às cerimónias, disse à Lusa que nos seus mais de 60 anos de vida jamais tinha assistido a uma homenagem "tão sentida como aquela que os guineenses deram a Malam Bacai Sanhá".

continuava com pessoas que espreitavam uma oportunidade para ir visitar a campa.

"Queremos entrar aí para irmos ver a campa do nosso presidente", disse à Lusa Segunda Cá, uma jovem estudante que se deslocou do bairro de Pluba, juntamente com os colegas, para prestar a última homenagem ao chefe de Estado.

Tal como se ouviu no sábado, quando o corpo era transportado do aeroporto para a sua residência, os guineenses voltaram este domingo a gritar "Mambas para sempre, glória eterna ao presidente".

"Mambas" era o diminutivo carinhoso pelo qual os guineenses tratavam Malam Bacai Sanhá.

Ouvir
Raimundo Pereira
(01:30)

Nenhum comentário:

Postar um comentário