O Presidente guineense morreu hoje no hospital Val de Grâce, em Paris, anunciou fonte oficial da Presidência da Guiné-Bissau. Malam Bacai Sanhá encontrava-se em Paris desde o final de novembro, devido a problemas de saúde.
"A Presidência da República vem através deste meio comunicar ao povo guineense e à comunidade internacional, com dor e consternação, que faleceu esta manhã, 9 de janeiro de 2012, no Hospital Val de Grâce, em França, S. Exa. o Presidente da República Malam Bacai Sanhá", diz o texto do comunicado.
O porta-voz da Presidência, Agnelo Regala, disse à Lusa que Malam Bacai Sanhá morreu na manhã de hoje às 11:10 (hora local, 10:10 em Lisboa).
O comunicado divulgado pela Presidência acrescenta que as cerimónias das exéquias fúnebres "serão oportunamente comunicadas pelas autoridades competentes".
O conselho de ministros guineense esteve reunido na manhã de hoje em Bissau "para analisar a situação", informou fonte do Governo, e prepara a divulgação de um comunicado.
Na casa de Malam Bacai Sanhá em Bissau é já visível o movimento de chegada de pessoas, em resultado da divulgação da notícia da morte do Chefe de Estado da Guiné-Bissau.
No final de dezembro do ano passado, o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, dizia aos jornalistas que o Presidente estava a recuperar bem mas que era preciso "dar tempo para o seu total restabelecimento".
Nenhum comentário:
Postar um comentário